sexta-feira, 1 de julho de 2011

Transformers: Revenge of the Fallen - Game (Revisão)



Bom, vamos começar falando de games... Revenge of the Fallen, PS3.


Como eu havia comentado antes da minha ausência, tinha ganho o game de ROTF do PS3. Pois bem, eu sumi e nada mais falei a respeito, afinal, naquela época eu ainda estava começando a jogar. Hoje, já terminei o game, não completo, mas já fiz todas as missões e consegui encher todos os upgrades, mas ainda ficaram faltando completar alguns objetivos, ganhar boas medalhas (minha média é bronze e prata, alguns poucos ouros e um platina... É fraco ainda, mas um dia chego lá). Mas vamos ao que interessa.

- Geral:
O jogo em si, bem, vocês sabem, nós nunca podemos esperar muito de um jogo derivado de algum filme. Tipo, não podemos comparar um jogo do Transformers (ou qualquer outro filme que seja) com algo como Metal Gear Solid 4, seria até uma imensa covardia, afinal, MGS pra mim é melhor de jogo que se há em jogos, nenhum supera, a história, o desenvolvimento, todo o trabalho, a arte... É algo sem explicações! ENFIM, eu já tô perdendo o "fio da miada", vamos voltar ao que interessa. Como eu disse, não podemos comparar com um jogo, que foi desenvolvido pra ser um jogo, esses são jogos desenvolvidos pra serem jogos de filmes, entendam o que eu quero dizer. Mas, sim "mas", ao tema que o jogo é proposto, ele é um ótimo game, em minha sincera opinião, ele cumpre com o seu papel, não deixa a desejar. Falhas? Sim, tudo tem falhas, é comum, impossível não se ter, e ainda assim é um jogo ótimo.
Assim que devem ser as críticas: o "produto" ser criticado de acordo com o que se é proposto pelo mesmo, não é simplesmente a sua opinião pessoal, NÃO! A opinião é sua, por isso é pessoal, mas ao meu ver, uma crítica não pode ser deste modo (sim, é isso, estou falando por causa das críticas de DOTM, em especial a do Omelete, que foi a única que eu realmente li inteira), então, acho que é isso que falta aos críticos: saber separar a crítica de sua opinião pessoal. Isso é triste, desvaloriza trabalhos incríveis, além de que, por estarem dando a opinião pessoal deles, pode não ser a mesma que a sua, então, quando lerem críticas, não sejam como os "críticos", saibam diferenciar crítica de opinião pessoal. Fica a dica, ok?

- Jogo e Jogabilidade:
Como eu ia dizendo, né (hoje tô cheio de trocar de assunto, disfarcem...), você tem no game o "robot mode", o modo robô normal, o "weapon mode", que é quando você está em seu modo de mira, digamos assim, e o "vehicle/flight mode", modo veículo ou modo de vôo. Você tem alguns ataques e golpes, habilidade especial e armas, que diferem de personagem pra personagem (mas as armas se repetem nos robôs de outras facções, exemplo: Breakway e Sideways, ambos tem Snipers, ou Ironhide e Long Haul, com os lança-granadas), além do Modo Overdrive, ou seja, conforme você junta Energon, pode ativá-lo, basicamente, tudo ao seu redor fica mais lento e te deixa agil e mais forte, além de que dá pontos dobrados quando mata os inimigos. No seu Display há: o Radar (ou mapa), com sua Energia (ou vida, ou sangue, se preferir) e Habilidade (ou o seu poder, por assim dizer) logo abaixo, o contador de Energon (ou pontos da partida), o Timer (relóginho que consta o tempo em que você tem que cumprir a missão pra ganhar as medalhas), a Mira (onde consta que você mudou de arma, primária ou secundária, além de que ela fica vermelha se posta sobre um inimigo), a barrinha do Modo Overdrive e mais algumas coisinhas, que não vou citar pra não prolongar demais, ou mais do que já se prolongou...
Em ambas as campanhas, Autobot ou Decepticon, há a "War Room", que é como um centro de comando do jogo. Ali, você terá acesso as missões, que de primeira vez, tem um personagem determinado para executá-la, mas se você cumprir os objetivos de cada área, liberará os demais personagens em suas missões. Quando isso é "aberto", basta você selecionar seu favorito antes de aceitar, de fato, a missão, pois você só a inicia depois de ter escolhido o personagem. Na "War Room", você também irá encontrar os upgrades para seu time ("Team Upgrades"), isso fará com que o poder de seus soldados aumente e há diversos tipos, como os de Ataque, Armas e até de Turbo, e os recursos destraváveis ("Unlockables"), onde você tem que cumprir determinada atividade com os personagens para liberar os extras do game, como Vídeos e Imagens e mesmo os personagens demais nas missões. É importante ressaltar que cada campanha (Autobot e Decepticon) tem seus "Team Upgrades" e "Unlockables".
As fases/missões do game são bacanas, mas acabam ficando muito repetitivas uma hora, mas isso se supera, sem problemas. Alguns dos tipos são corrida, eliminar inimigos, interferir em comunicações, destruir/defender estruturas ou captura/salvamento (depende de com qual facção está se jogando). Mas o que realmente me incomoda, é o tempo, eu odeio jogos que você tem tempo pra cumprir sua missão, acaba com sua diversão, totalmente. As "Boss Fight's" não são difíceis, o que me deixa muito feliz.
Agora, pra terminar esse pedaço, vamos falar da jogabilidade, os controles. Então, eu gostei, não é complicado pelo contrário, depois que o jogador "pega as manhas", é bem simples e bacana, exceto, pelo tão decepcionante modo veículo, que se precisa segurar o "R2" o tempo inteiro para ficar destransformado, o que é desagradável. Além de que, você irá controlar a velocidade do veículo conforme o tanto que pressiona o botão, então se quiser ir devagar, por exemplo, não pode segurar com força, e nessa, você perde o controle do quanto está apertando-o, e: ou você acelera demas ou transforma-se. Isso é chato. Mas é superável, acreditem!

- Personagens e Gráficos:
Falando de caracterização dos personagens, bom, isso nunca foi o forte dos jogos de Transformers, desde o game do primeiro filme, mas temos que ver que jogos do gênero não tem orçamento dos melhores, além de que isso fica para os filmes, né. Mas evoluiu bastante, tanto na caracterização e principalmente nos gráficos, em relação ao Movie Game (tudo bem que o meu é do PS2, mas naquela época os jogos do PS2 ainda tinham gráficos bons), não é, tipo, o gráfico, claro, mas não é ruim, cumpre com seu papel.
Agora vamos falar dos personagens jogáveis.
- Autobots:
Optimus
Bumblebee
Ironhide
Ratchet
Breakway
Jet Prime
Fiquei muito feliz de poder jogar com Ratchet, senti falta dele no Movie Game. O Breakway é bem legal, mas confesso que achei um pouco desnecessário, preferiria jogar com o Sideswipe.
- Decepticons:
Megatron
Starscream
Long Haul
Grindor
Sideways
Megatron's Flight
Os jogáveis dos Decepticons estão muito bons em minha opinião.

- Online:
Vamos falar um pouco agora do Modo Online do game. Vou ser breve, o post já tá imenso e ainda falta a conclusão, e também, até porque, joguei apenas uma vez. É, uma vez, foi semana passada. Eu achei simples, mas é bacana. Me sai bem mal de começo, por que fazia tempo que eu não jogava e tinha esquecido todos os controles, foi uma graça, mas depois fui melhorando. Logo eu jogo novamente, agora de férias, como tenho bastante tempo livre...

- Conclusão:
É basicamente o que eu falei no início, em "Geral", não é um jogo absurdo, no nível de MGS, mas não podemos querer algo assim de um jogo derivado de filme. Mas em seu gênero, ele cumpre com seu papel, diverte, entrerte, e no fim, é isso que conta, você se divertir!
Nota (0 a 10): 9


Muitíssimo obrigado pela visita, e por ter tido paciência de ler esse imenso post. Espero que tenha gostado! Volte sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário